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Comunicação Organizacional

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Comunicação Organizacional

Comunicação Organizacional


Uma boa comunicação é simplesmente essencial para o sucesso de qualquer tipo de empresa e, infelizmente, ela não recebe a atenção e dedicação necessária da maioria das marcas e negócios. Muitos enxergam a tal da Comunicação Organizacional como algo a ser trabalhada em segundo plano – isso quando sequer é trabalhada. Além disso, a Comunicação Interna geralmente é colocada de lado para priorizar a Comunicação Institucional e a Mercadológica.

Mas o que exatamente define a Comunicação Organizacional? Porque ela é tão importante dentro de uma empresa? Quais são suas subdivisões? É exatamente para responder essas dúvidas tão comuns que desenvolvemos este artigo sobre o tema:


Qual a importância da Comunicação Organizacional?


Antes de entender alguns conceitos da Comunicação Organizacional, é preciso ter consciência do porque ela é realmente importante dentro de qualquer espécie de empresa.

A analogia é até um pouco clichê e batida, mas imagine uma máquina: todos os componentes e engrenagens dessa máquina precisam estar polidas e bem alinhadas para que ela tenha atinja seu melhor desempenho. Nesse contexto, a Comunicação Organizacional serve para ordenar as engrenagens dessa máquina super complexa que é uma empresa.

Pensar a comunicação de uma organização é pensar como ela se porta diante de seus funcionários e como eles interagem entre si; pensar como ela se apresenta para o público alvo, para o mercado e para a sociedade como um todo.


Mas o que exatamente é a Comunicação Organizacional?


Da forma mais simples possível, podemos definir Comunicação Organizacional como o processo de comunicação que ocorre dentro de qualquer empresa, negócio ou loja; um conjunto de ações e estratégias que visam transmitir mensagens tanto para os clientes quanto para os gestores e colaboradores.

Além disso, vale apontar que exatamente por ser tão ampla, a Comunicação Organizacional tem algumas subdivisões bem distintas entre si.

- Comunicação Interna: nesta categoria o foco é estabelecer um diálogo efetivo e saudável dentro da empresa em si. Ou seja, a Comunicação Interna envolve, principalmente, um fluxo contínuo e fluído de informações com o objetivo de construir um ambiente de trabalho sem ruídos e falhas de relacionamento e comunicação.

E é exatamente essa parte tão fundamental e importante que muitas empresas acabam deixando de lado e, por isso, escorregando completamente quando o assunto é Comunicação Organizacional. Uma Comunicação Interna efetiva resulta em funcionários muito mais engajados, motivados e que têm orgulho de fazer parte de sua empresa. Os objetivos da empresa ficam mais claros e diretos, o ambiente de trabalho fica muito mais confortável e receptivo, e, consequentemente, tudo fluí melhor.

E essa Comunicação Interna satisfatória é muito mais fácil de alcançar do que pode parecer. O importante é criar e desenvolver estratégias para fortalecer o diálogo entre todos os setores da empresa. E-mails informativos descontraídos, happy hour com lanchinhos, reuniões frequentes para trocar ideias e sugestões sobre o crescimento da organização, ou simplesmente deixar claro (não só com palavras, mas também com ações) que o colaborador tem voz na empresa: tudo isso é extremamente válido para aprimorar a Comunicação Interna.

- Comunicação Institucional: esta parte da Comunicação Organizacional se consiste na comunicação focada no externo, ou seja, ela serve para desenvolver a imagem da empresa perante o público, os investidores e o mercado. Esse trabalho é feito a partir de releases que informem a imprensa de ações da empresa, atualização de conteúdos em redes sociais e outras plataformas digitais, newsletters, etc.

A Comunicação Institucional cresce a partir de estratégias da assessoria de imprensa e de um marketing social. Os profissionais responsáveis por esta área devem estar prontos para lidarem com crises de imagem, ter habilidade para trabalhar com vários tipos de públicos externos e para estabelecer e manter relações com clientes e usuários.

Além disso, é importante ter uma visão bem ampla e completa sobre empresa na qual se trabalha. Um profissional que trabalha com a Comunicação Institucional deve estudar e entender meticulosamente a visão da organização para conseguir transmitir ela sem ruídos e falhar para o público.

- Comunicação Mercadológica: essa porção da Comunicação Organizacional é a que tende a ter mais atenção e investimento, afinal é a que apresenta o lucro de forma mais rápida, direta e visível. Como o próprio nome já diz, a Comunicação Mercadológica é direcionada para o mercado, para vendas e para o marketing.

Em outras palavras, a Comunicação Mercadológica é responsável por divulgar a marca, vender produtos ou serviços, ter uma boa comunicação com o público alvo, reforçar os valores éticos e morais da empresa, respeitar o consumidor/usuário, etc.

É nessa parte também que se estão outros desdobramentos do Marketing em si, como o Marketing Direto, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

- Integração: além de entender todas as subdivisões e peças que compõem a tal Comunicação Organizacional, é essencial enxergar outro fator que também se torna importantíssimo no processo de estudar e desenvolver a comunicação dentro de qualquer empresa: a integração adequada entre todas essas partes.

Para algumas pessoas isso pode até soar um pouco óbvio, mas vale a pena ressaltar o quão importante para a Comunicação Organizacional é o trabalho em conjunto entre todas essas subdivisões. Isoladamente elas podem trazer resultados interessantíssimos para a marca, mas quando trabalhadas com uma importância igualada e com uma aproximação mais latente, tudo fica mais satisfatório e potente.


Conclusão


A Comunicação Organizacional é simplesmente indispensável para o bom desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. E a falta dessa Comunicação pode resultar em um ambiente de trabalho desagradável e uma empresa que falha até em seus movimentos mais básicos e essenciais.

E não tem desculpa pra deixar a Comunicação Organizacional de lado: com as novas formas digitais e online de interação, muitas portas para que sua marca consiga atingir essa comunicação fluída e eficiente foram escancaradas no nível máximo.

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