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E-Mail Marketing

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E-Mail Marketing

O E-mail Marketing é uma das técnicas mais efetivas usadas dentro do meio do Marketing Digital, mas ela pede extrema atenção e cuidado: se executada corretamente ela pode ser uma ferramenta incrível no processo de fortalecimento do diálogo entre a empresa e o cliente; se executada de forma medíocre, a técnica pode mais afastar do que atrair.


O que exatamente é o E-mail Marketing?

A estratégia básica do E-mail Marketing é criar e desenvolver a comunicação com o público a partir do correio eletrônico: mandar e-mails com promoções, novidades, newsletter ou com um conteúdo cujo objetivo seja simplesmente preservar o contato com o usuário. Ou seja, ao usar o E-Mail Marketing a marca pode se comunicar em um canal bem direto com o público alvo.

E é exatamente por ser um canal tão direto que é tão essencial analisar o contexto e saber o que falar, quando falar, para quem falar e como falar.

Antes de tudo, é importante elaborar um planejamento de comunicação para sua empresa e tentar entender exatamente onde o E-mail Marketing se encaixa nesse planejamento. É necessário estabelecer, entender e estudar a fundo os objetivos da empresa.

E com os diversos formatos que o E-mail Marketing abrange, não é raro encontrar casos de empresas que optam por um estilo que não combina nenhum um pouco com sua marca. Em vez de fazer um pouco de tudo, é melhor saber exatamente onde chegar e o que fazer para chegar lá.

Além disso, para colocar o E-Mail Marketing em prática é indispensável pensar sobre seu público alvo e desenvolver estratégias que consigam alcançar e conversar bem com esse público. Afinal, o que adianta enviar um texto super bem escrito, informativo e técnico, para um público que foge correndo de textos longos? Porque não desenvolver um vídeo ou um infográfico em vez dos textos “quadrados”? Ao mesmo tempo, um texto longo e completo pode satisfazer seu público e ser sim a melhor opção.

Em outras palavras: não existe um formato de sucesso dentro do E-mail Marketing. Tudo varia de acordo com os objetivos e públicos da instituição.


Call To Action

Um fator importantíssimo no meio de E-Mail Marketing é chamado de Call To Action (ou, em uma tradução livre, Chamado para a Ação). De forma resumida, o Call To Action (também conhecido como CTA) se refere à preocupação que o conteúdo deve ter em levar o público a fazer algo. Em outras palavras, sua mensagem deve estimular alguma forma de ação ou interação.

Ao saber disso a maioria das pessoas deve pensar, automaticamente, na realização de uma compra de algum produto ou serviço. É claro que “comprar” é uma das opções do CTA no E-Mail Marketing, mas ela não deve se encaixar em todo contexto. Você pode indicar algum link para que o usuário se aprofunda no conteúdo do e-mail, você pode pedir para que ele preencha um formulário, que ele faça o download de algum material, etc.

Além disso, é crucial deixar esse Call To Action bem claro no corpo do E-mail Marketing. Ou seja, nada de detalhes minúsculos e que podem passar despercebidos.


Funções e Formatos:

- Newsletter: muitas pessoas enxergam E-mail Marketing e Newsletter como sinônimos, o que é um erro gigantesco.

Realmente, a Newsletter (também conhecida como Boletim Informativo) é um dos formatos mais utilizadas e mais úteis dentro do meio de E-mail Marketing, mas o marketing por E-mail não se limita apenas a isso.

Mas o que é exatamente uma Newsletter? Simples: em uma tradução literal, newsletter significa “carta de notícias”. Ou seja, é uma espécie atualização de novidades sobre sua empresa, entregue diretamente para o público a partir de disparos de e-mails. As Newsletters geralmente são produzidas em html (mas também suportam outros formatos, como .png) e podem direcionar o usuário para uma página com um conteúdo mais completo.

Além disso, alguns fatores importantíssimos devem ser levados em consideração antes de se produzir uma Newsletter: deve-se decidir a frequência de envio e uma identidade visual e de linguagem fixa, além de se fazer testes constantes sobre os resultados dessas Newsletters.

- Clientes Inativos: com o E-Mail Marketing você tem a chance de enviar uma mensagem para clientes inativos lembrando que sua empresa continua lá, esperando por ele e pronto para atendê-lo. Essa, inclusive, é uma das principais funções do E-Mail Marketing: fortalecer o relacionamento com os usuários.

- E-commerce: lojas digitais podem se beneficiar muito das oportunidades de E-Mail Marketing exatamente por conseguir ter um contato tão direto com os clientes. Com todas as ferramentas disponíveis no E-Mail Marketing, empresas que trabalham com o E-commerce podem oferecer seus produtos, mandar ofertas bombásticas e exclusivas, falar sobre novidades, oferecer benefícios. E o melhor de tudo isso? Se feita corretamente, essa comunicação pode ir diretamente para quem realmente se interessa por seus produtos e serviços.

- Promoções e Ofertas: é claro que não poderia faltar aquela função mais popular e adorado pelos empresários. Com um E-Mail Marketing a empresa pode chamar a atenção do usuário a partir de ofertas. Com esse tipo de contato, os clientes podem ficar por dentro de ofertas que estão acontecendo no site (um e-mail lembrando a Black Friday, por exemplo, com alguns dos destaques) e até receberem promoções exclusivas para eles – isso mostra para o cliente o quão importante ele é.

- Personalização: uma possibilidade interessante que o E-Mail Marketing oferece é a da personalização para cada receptor. Um “Olá, Fulano” no assunto da mensagem pode chamar a atenção e causar uma aproximação maior e mais instigante com o público que recebe os E-Mail Marketing da sua empresa.

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