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Marketing Multinível

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Marketing Multinível

O Marketing Multinível (também conhecido como Marketing de Rede ou simplesmente como MMN) se refere à um tipo muito específico de marketing: ele se baseia na criação de uma rede de vendas diretas e revendedores de produtos ou serviços. Por isso, ele é constantemente confundindo com a estratégia de pirâmide, que é ilegal aqui no Brasil. Mas, na verdade, o MMN e a Pirâmide têm diferenças bem significativas.


Mas como exatamente funciona o Marketing Multinível?

Como dito anteriormente, o Marketing Multinível se estrutura a partir de revendedores que ganham uma parte dos lucros obtidos por suas vendas ou por vendas de sua rede de revendedores. O MMN é inteiramente baseado na ideia de venda direta, ou seja, na relação direta entre o vendedor e o cliente.

O Marketing Multinível pode ser considerado, portanto, como uma espécie de evolução daquele tipo de lucros a partir de comissões. A diferença entre o Marketing Multinível e um simples sistema de comissões, é que no primeiro o vendedor tem mais liberdade, autonomia e responsabilidades.

Dentro do sistema de Marketing Multinível, o vendedor deve trabalhar e se esforçar tanto para vender os produtos/serviços para o público comum, quanto para atrair novos revendedores para criar uma rede própria. Ou seja, não existe apenas uma forma de lucrar no Marketing Multinível e, por isso, as oportunidades são grandes; ao mesmo tempo, isso exige mais do vendedor, afinal quando se cria uma rede de vendedores, é importante coordená-los e oferece-los suporte.

É aqui que entra um dos possíveis problemas de se optar pelo Marketing Multinível como uma forma de desenvolvimento profissional: essa criação de redes de vendedores do Marketing Multinível se dá principalmente em longo prazo. Ou seja, é preciso ter muita determinação e firmeza em suas ações. E pessoas que não tenham tanta experiência no mercado podem encontrar certa dificuldade de recrutar e manter novos vendedores.

Além disso, o valor do investimento inicial no Marketing Multinível pode ser relativamente caro. Na maioria dos casos, a marca exige que o revendedor faça um investimento prévio ou que ele compre produtos do catálogo para revender. Isso pode gerar um risco, mesmo que pequeno, principalmente para pessoas que não têm tanta experiência com vendas diretas.

Em outros casos de Marketing Multinível, no entanto, as empresas fornecem catálogos, a venda é feita a partir de encomendas e o lucro vem a partir da comissão da venda. Ou seja, não é necessário comprar produtos para entrar no esquema e, por isso, o investimento nessa parte do Marketing Multinível é mínimo.

Se por um lado a pessoa que tiver interesse em entrar no mundo do Marketing Multinível pode correr alguns riscos durante o processo, por outro a estratégia proporciona alguns grandes e notáveis benefícios.

Primeiramente, existe a possibilidade de trabalhar com marcas e empresas já conhecidas e consolidadas no mercado, e, consequentemente, com produtos de qualidade, bons planos de comissão e remuneração, etc. Além disso o Marketing Multinível dá a oportunidade de poder trabalhar com nomes do mercado como Jequiti e Herbalife.

Além de tudo isso, existe um fator chave quando se considera trabalhar com Marketing Multinível: a autonomia. Com o MMN você pode escolher que tipo de produto você vai comercializar, como você vai abordar possíveis clientes, quantas e quais horas do dia vão ser dedicadas ao trabalho, etc.


Marketing Multinível X Esquema de Pirâmide



Agora vamos esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas parecem ter sobre o Marketing Multinível e o Esquema de Pirâmide – e já adianto: as diferenças não são poucas nem pequenas.

A primeira, e provavelmente maior, dessas diferenças está na fonte do lucro de todo o esquema. Por um lado, a Pirâmide gera lucro simplesmente pela agregação de novos vendedores que pagam taxas e é partir disso que surge a ideia de ser uma “pirâmide”: a base dá suporte ao topo. Ou seja, quanto mais tempo você participa do esquema mais você lucra.

Você pode estar se perguntando “o que exatamente os vendedores que participam da pirâmide vendem” e esse é ponto: geralmente não há um produto ou serviço sendo oferecido ao público. Pra você participar do esquema você precisa pagar taxas e são essas taxas que geram lucro aos que já participam. É partir disso que a roda gira e o esquema se movimenta.

É por isso, também, que o esquema é tão arriscado: se novas pessoas não entrarem no esquema ou se pessoas já dentro dele quiserem sair, tudo simplesmente desmorona. Além disso, vale lembrar que esse Esquema de Pirâmide é estritamente ilegal aqui no Brasil e não é tão difícil enxergar o porquê. É fraudulento, perigoso e, de certa forma, até imoral. Além de ter uma espécie de prazo de validade. Ou seja, alguma hora a base não vai conseguir mais recrutar novos vendedores e todo o esquema pode implodir.

E para entender como uma Pirâmide pode ser perigosa e grave basta pesquisar alguns casos de empresas que foram acusadas de usarem dessas estratégias ilegais, como a Telexfree e a Kriptacoin Argent Global Network.

Enquanto isso, o Marketing Multinível é muito mais seguro e fácil de entender e fiscalizar. O dinheiro que movimenta o negócio vem de algo mais concreto e palpável, como serviços ou produtos específicos; além disso, o risco é bem menor e tudo é feito com transparência e clareza.

Assim, antes de entrar em um negócio analise tudo com calma e tente enxergar se você está caindo em um Esquema de Pirâmide ou entrando em um negócio de Multinível. Para isso, basta analisar quais os produtos e serviços oferecidos pela empresa (e se não há algo do tipo, já é um sinal para você abrir os olhos), tente conversar com outros revendedores para saber como o negócio funciona na prática, etc.

Além disso, outra forma de garantir que a empresa está trabalhando realmente com Marketing Multinível e não com fraudes ilegais é checar se ela está associada à Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).


Conclusão


Infelizmente, ainda existe um preconceito gigantesco em torno do Marketing Multinível que está enraizado em algumas pessoas, principalmente por causa da confusão entre o Marketing Multinível e o fraudulento Esquema de Pirâmide. E realmente existem algumas semelhanças significativas entre as duas técnicas, mas as diferenças são grandes o suficiente para as distanciarem.

Além disso, o Marketing Multinível pode ser uma boa oportunidade para pessoas que procuram um trabalho mais dinâmico, flexível e com boa remuneração.

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